quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Monte Everest

O Everest é a maior montanha do mundo, com 8.848 metros de altitude. Está localizado na Cordilheira do Himalaia, na fronteira entre o Tibet (China) e o Nepal. Quando foi definitivamente descoberta e precisamente localizada, em 1856, a montanha era conhecida como Pico XV.

Em 1865, Sir Andrew Waugh, superintendente geral da Índia, sugeriu batizar oficialmente a maior montanha do mundo em homenagem ao seu predecessor no cargo, Sir George Everest – topógrafo geral da Índia e um dos homens que mais auxiliaram a desvendar a geografia da Ásia.

A Royal Geographic Society aceitou o nome, um ano antes da morte de George Everest. Chomolungma (“deusa mãe do universo”) e Sagarmatha (“montanha abençoada”) é como os tibetanos e os nepaleses, respectivamente, se referem ao Everest.
O ponto mais alto do planeta
Assim que se definiu qual era o ponto mais alto do planeta, despertou-se o desejo de conhecê-lo melhor para um dia poder escalá-lo. Em 1921, uma expedição britânica liderada pelo coronel Howard-Bury chegou à base do Everest pela primeira vez na história. George Mallory e G.H. Bullock alcançaram 7.010 metros de altitude no colo norte da montanha. Em 1922, ocorreu a segunda expedição britânica, liderada por C.G. Bruce. Mallory e seus companheiros atingiram 8.326 metros de altitude. Dois anos depois, em 1924, na terceira expedição britânica, desta vez chefiada por E.F.Norton, os alpinistas A.C. Irvine e George Mallory foram vistos pela última vez a mais de 8.530 metros de altitude.

Apenas na décima expedição britânica é que se conseguiu escalar os 8.848 metros do Everest. Numa expedição liderada por John Hunt, o neozelandês Edmund Hillary e o sherpa (integrante do grupo étnico das montanhas do Himalaia) indiano Tenzing Norgay tornaram-se os primeiros homens a pisar no topo do mundo, em 29 de maio de 1953.
Reinhold Messner e Peter Habeler, alpinistas tiroleses, escalaram pela primeira vez o Everest, em maio de 1978, sem o uso de garrafas de oxigênio artificial (veja a resenha do livro “Everest sem oxigênio” no Expedition Log). Em 1980, Messner repetiu a façanha, desta vez em solitário. Quinze anos mais tarde, a alpinista inglesa Alison Hargreaves concluiu também uma escalada solo e sem oxigênio artificial, e os alpinistas Mozart Catão e Waldemar Niclevicz colocaram a bandeira brasileira no cume do Everest.
Piratas em ação
Pode parecer incrível, mas o Everest também foi palco para expedições piratas, aquelas não oficiais, clandestinas, sem autorização dos governos nepalês e/ou tibetano. Expedições exóticas, empreitadas corajosas e arriscadas, em sua maioria acabam gerando inúmeros relatos recheados de dramas catastróficos, que quase sempre terminam em tragédias mortais.

A primeira delas foi uma tentativa de escalada solitária em 1934. O ex-capitão do exército britânico, Maurice Wilson, tentou sozinho escalar pelo Colo Norte. Ele cruzou o Tibet com mais três sherpas, que acabaram esperando pelo chefe em vão, no acampamento número três. O corpo de Wilson foi encontrado em 1935, a 6.400 metros de altitude, e reencontrado em 1960 por uma expedição chinesa.

Em 1947, o canadense Earl Denman, disfarçado de tibetano e acompanhado de dois sherpas, viajou clandestinamente pelo Tibet em direção ao Everest, onde alcançou 7.150 metros na face norte.

A terceira expedição clandestina de que se tem notícia, foi em 1951, quando o dinamarquês K.B. Larsen entrou no Nepal vindo da Índia. Contratou doze sherpas, que se recusaram a seguir a escalada antes mesmo de atingirem o Colo Norte. Larsen acabou abandonando sua tentativa.

No mês de outubro de 1952, uma expedição soviética tentou escalar o Everest pelo lado tibetano. A tentativa fracassou e, diz a lenda, seis escaladores, incluindo o líder Pawel Datschnolian, nunca mais retornaram.

Dez anos depois, três americanos e um suíço cruzaram a fronteira do Nepal para o Tibet e chegaram ao topo do Colo Norte, a 7.600 metros de altitude.

De 1966 a 1969, as montanhas do Nepal foram fechadas aos escaladores. Uma notícia não oficial informou que mais de 26 alpinistas se perderam no lado norte do Everest, só no ano de 1966. Outra notícia duvidosa disse que três alpinistas escalaram o Everest em 1969. Mas, pelo menos nesse período de três anos, tudo não passa de especulação.
Até hoje, as expedições piratas continuam acontecendo. Porém, não estão mais sendo catalogadas nos anais oficiais. Comparado com a “pirataria” das décadas de 1970 para trás, tornou-se muito mais difícil escalar clandestinamente no Himalaia. Primeiro, porque a escalada de alta montanha se tornou um negócio rentável para os países detentores das montanhas. E, depois, pelo fato de haver uma enorme fiscalização no meio dos próprios alpinistas, com direito a multa, expulsão da montanha e até do próprio país.
Anos especiais
Depois da tragédia de maio de 1996, quando morreram 13 pessoas no Everest, foi uma surpresa para a comunidade de alpinistas os sucessos alcançados exatamente três anos depois. A mídia mundial voltou a se interessar pela montanha, pelas novas descobertas e recordes alcançados
Na temporada de 1999, Babbu Chhri Sherpa, alpinista nepalês de 33 anos, ficou 21 horas no topo do mundo sem utilizar garrafas de oxigênio, no dia 6 de maio. Era a sua oitava chegada ao cume do Everest. O georgiano Lev Sarkisov, de 60 anos, tornou-se, no dia 12 de maio do mesmo ano, o homem mais velho a chegar no topo do mundo. Ele permaneceu uma hora no cume. Por fim, o sherpa nepalês Appa Sherpa, 40 anos, igualou o recorde de Ang Rita Sherpa. Os dois já escalaram o Everest, pasmem, dez vezes!

Mas a grande notícia da primeira temporada de 1999 foi, sem sombra de dúvida, a descoberta do corpo de George Mallory, no dia primeiro de maio, próximo ao acampamento VI da face norte, e do Segundo Paredão (um dos lances-chave da escalada e a última grande barreira para o cume).

George Mallory é um dos maiores mitos da história do alpinismo. Conhecido como o “homem das montanhas”, Mallory participou das clássicas expedições britânicas da década de 1920. Muito determinado, persistente e corajoso, ele e seu companheiro Andrew Irvine se lançaram rumo ao topo do mundo, em oito de junho de 1924, e nunca mais voltaram.

Eric Simonson, líder da expedição Mallory and Irvine Research, que procurava os dois corpos, contou que sua equipe não tinha certeza alguma se iria ou não encontrar qualquer vestígio. Suas informações baseavam-se no relato de Noel Odell, alpinista da expedição de 1924, que tentou indicar aproximadamente onde os dois foram vistos pela última vez, e na versão de um alpinista chinês, chamado Wang Hong Bao, que contou ter visto, em 1975, o corpo de um “velho inglês morto”. Esse mesmo chinês morreu no Everest, três anos depois, logo após ter contado esse fato a um alpinista japonês.

A chave do mistério seria encontrar o local do acampamento de 1975. Um dos membros da expedição Mallory and Irvine Research, Jake Norton, encontrou uma das garrafas azuis que os chineses utilizaram naquele ano. Foi o começo da descoberta.

David Hahn, outro membro da expedição, contou que a roupa e parte do corpo de Mallory tinham sumido e que a pele estava branca como mármore. A bota de couro ainda estava conservada no pé e logo acima, na perna, a equipe identificou fraturas na tíbia e na fíbula. Encontraram ao redor do corpo de Mallory uma corda branca (o que indicaria que os dois alpinistas haviam se separado em algum momento), um altímetro, uma carta de sua esposa e os óculos de proteção num dos bolsos, demostrando que já era noite quando ele parou, ou seja, uma pista forte de que tinham escalado o dia todo e que estavam descendo quando a tragédia ocorreu.

A primeira questão é: como ele morreu? Tudo indica que foi de uma queda, com fraturas, mas sem esmagamento. Ele conseguiu sobreviver e se posicionou para morrer, cruzando uma perna sobre a outra. Sobre Irvine nada se sabe ao certo.
Outra questão, e a mais importante, é se George Mallory e Andrew Irvine chegaram ao topo do Everest. Estudiosos, alpinistas consagrados e admiradores levantam hipóteses, tentando encontrar soluções para a intrigante pergunta: quem foi que chegou primeiro, Mallory em 1924 ou Hillary em 1953?

Nenhum comentário:

Postar um comentário